Movimento Roessler

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Movimento para defesa ambiental será lançado publicamente sexta-feira

A rápida difusão, em Novo Hamburgo, da consciência de que é necessário preservar a natureza, possibilitou a organização de um movimento local que tem este objetivo. É o Movimento Roessle para a Defesa Ambien- al. iniciado por um grupo de 11 pessoas que. de uma ou outra forma, já haviam se envolvido com iniciativas em favor da preser- ação de meio ambiente. O lançamento público do Movimento será nesta sexta-feira, dia sete, às 20h30min. na Escola Oswaldo Cruz. através de uma reunião aberta que evará o nome de I Encontro Sobre a Preservação do Meio Ambiente.

Nesta reunião pública, além de se iniciar oficialmente a vida do Movimento Roessler. será proposto um manifesto que esclareça os seus objetivos e se iniciará a organização da luta em defesa do ambiente, já com propos-tas de trabalho. Também haverá uma palestra. ao encargo do arquiteto Udo Mohr. oordenador da Comissão de Estudos Amientais do Instituto dos Arquitetos do Brasil, membro do Conselho da Associação Gaúcha e Proteção ao Ambiente Natural e coordenador do Planejamento da Preservação do Delta do Jacuí (as ilhas do Guaíba) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Em sua palestra. com o apoio de “slides”, o arquiteto falará sobre ecologia. preservação onservacionismo e problemas ambientais. incluindo-se, no último item,os problemas ecológicos do Vale do Rio dos Sinos.

IDEIA INICIAL

Pode-se dizer que o Movimento Roessler começou a nascer quando começaram a circular, em Novo Hamburgo, as coletas de assinatura em apoio à “Operação Hermenegildo que solicita ao governo maiores exclarecimentos sobre as causas da tragédia ecológica acontecida no litoral sul, em 31 de março deste ano, quando até animais de grande porte morreram ao respirar um gás que vinha do mar. A receptividade da população foi tao grande que logo surgiu a idéia de se organizar um grupo de pessoas que se dedidicasse à proteção do ambiente na cidade. Mais de mil assinaturas já foram coletadas. apenas em Novo Hamburgo, enquanto no resto do país foram obtidas, até agora. cerca de dez mil.

O sucesso do abaixo-assinado foi obtido, em grande parte, devido ao esforço de um grupo de alunos da Fundação Evangélica que já estavam se dedicando ao estudo das áreas verdes de Novo Hamburgo, com a intenção de apoiar a criação de Zonas Especiais de Preservação Ecológica no município. Este grupo de estudantes, aliado a um professor, um jornalista, um engenheiro e um publicitário é que está propondo a fundação do Movimento Roessler. Os estudantes são José Roberto Silveira, Maria Cristina Fedrizzi. Nilvia Heidrich. Cristine Beck. Hanz Thomas Gotz e Erica Hauck. A eles, estão aliados o professor Kurt Schmeling, da Fundação Evangélica, o jornalista José Ferlauto, asses- sor de Imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo. o fotógrafo Flávio Bender, o engenheiro Carlos Alberto Dreher e o estudante universitário Sérgio Luiz Barros Rolim.

POR QUE ROESSLER

O grupo decidiu adotar o nome de Henrique Roessler para identificar-se, como forma de homenagear um dos pioneiros da luta em defesa do ambiente natural. Henrique Roessler, falecido em 1963, natural da cidade vizinha de São Leopoldo foi o fundador da primeira entidade que se preocupou com a preservação da natureza, na América do Sul: a União Protetora da Natureza. Hoje venerado como uma figura quase mitológica pelos ecologistas, enquanto esteve vivo. Roessler lutou desesperadamente, mas sem sucesso. para salvar o rio dos Sinos da poluição. Na época, suas insistentes advertências foram consideradas ridiculas.

 

Publicado em 14 de julho de 1978-Jornal NH

Jornal NH 14 de julho de 1978

Compartilhe