Movimento Roessler

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Maior crime da indústria da agrotóxicos completa 39 anos

Na madrugada de 3 de dezembro de 1984, cerca de 27 toneladas de gás isocianato de metilo (MIC) vazaram de uma fábrica de agrotóxicos da empresas americana Union Carbide na cidade de Bhopal, na Índia. Esse vazamento causou imediatamente a morte de aproximadamente 4 mil pessoas.

Quase 40 anos após esse crime, Bhopal ainda não está em paz. Aproximadamente 100.000 pessoas estão cronicamente doentes devido aos efeitos contínuos do vazamento. O ensaio fotográfico de Alex Masi (@alex_masi_photography ) retrata como a população de Bhopal ainda sofre os impactos do desastre.

Até hoje, nenhum dos oito executivos da Union Carbide na Índia foi responsabilizado pelo crime. O então presidente da empresa, Warren Anderson, que assinou a obra em Bhopal, foi preso logo após o vazamento, mas pagou fiança e morreu 30 anos depois em uma praia na Flórida.

O crime, embora seja o maior em sua categoria na história, é pouco conhecido pela mídia e pela população. Em homenagem às vítimas de Bhopal, 3 de dezembro é considerado o Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos.

39 anos depois, os agrotóxicos seguem fazendo estragos em todo o mundo. Aqui no Brasil, organizações e movimentos sociais estão se mobilizando para barrar a chegada de mais veneno na vida do povo brasileiro.

No último dia 28, o plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.459/2022. O chamado Pacote do Veneno, defendido por amplos setores do agronegócio para flexibilizar a aprovação de novos agrotóxicos danosos a todos os seres vivos, teve apenas um voto contrário, da senadora Zenaide Maia (PSD/RN). Agora o PL segue para sanção ou veto do presidente Lula.

Acompanhe a mobilização da Campanha Permanente @contraosagrotoxicos para o presidente Lula vetar o Pacote do veneno.

NOS ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Compartilhe