Movimento Roessler

roessler@movimentoroessler.org.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A segunda turma do curso Gestores Ambientais Comunitários iniciou no sábado (15/08) na Fundação Evangélica de Novo Hamburgo. O curso é coordenado pelo Movimento Roessler para Defesa Ambiental e integra o Projeto VerdeSinos, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.
Este foi o primeiro de um total de oito encontros. Histórico, princípios, características e estratégias de ação em Educação Ambiental, foram os temas ministrados pela bióloga Cristiane Fensterseifer Brodbeck.

O encontro contou também com uma trilha de interpretação ambiental. Os alunos subiram o Morro da Fundação e foram motivados a recolher vestígios de ação antrópica e, ao final, apresentaram soluções para as ações antrópicas negativas.

A educação reproduz ou transforma o social? Existe uma educação não ambiental? Existe solução para espécies exóticas invasivas? Estes foram alguns dos questionamentos propostos pela bióloga. “É preciso re-humanizar, se colocar no lugar do outro e partir para um novo processo civilizatório”, ressaltou Cristiane.

A turma é composta por 40 lideranças comunitárias, integrantes de 15 instituições sociais da região da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Ao final do curso, cada entidade participante deverá elaborar um projeto que traga algum benefício para a conservação da bacia Sinos, visando a possibilidade de ser contemplado através de fundos municipais de Meio Ambiente.

O curso Gestores Ambientais Comunitários tem por meta formar lideranças capazes de identificar os problemas ambientais mais sensíveis à população e propor ações e projetos comunitários para enfrentar diretamente estes temas e/ou cooperar com mobilizações comunitárias. Trabalhar na implementação de ações públicas para lidar com as questões de tratamento de esgoto, reciclagem, coleta e destinação correta do lixo, proteção e recuperação de arroios e áreas verdes públicas, fiscalização comunitária das indústrias e outros temas correlatos.

Cátia Cylene

agosto 2015

 

Pular para o conteúdo