Ocorreu em São Borja o XIX Encontro Ecológico Estadual, no começo de maio, reunindo ecologistas de 14 entidades gaúchas. Anama (Barra do Ouro), Clepei (Porto Alegre), Mov. Roessler (Novo Hamburgo), Asepan (Santa Maria), Agapan (Porto Alegre), CEA (Rio Grande/Pelotas), Geepaa (Pelotas), Upan (São Leopoldo), Fundação Gaia (Porto Alegre), Gesp (Passo Fundo), Ama (Guaíba), Abepan (Bento Gonçalves), Apn-VG (Gravataí/Cachoeirinha), e a anfitriã Aspan (São Borja) sob o tema geral “A Globalização e o Movimento Ecológico”.
Foi decidida a fortificação da Apedema – Assembléia Permanente das entidades de Defesa do Meio Ambiente. O próximo encontro será organizado pelo Movimento Roessler, provavelmente no Sítio Pé na Terra, em Lomba Grande, com o tema geral “A Juventude e o Mov. Ecológico” e o seguinte pela APN-VG – Associação pela Preservação da Natureza do Vale do rio Gravataí.
Encontros temáticos serão realizados de sessenta em sessenta dias. O próximo, a cargo da CLEPEI, será sobre o Programa Pró-Guaíba; depois, a cargo da UPAN, sobre Ecoturismo, e o seguinte, a cargo da ASEPAN, sobre a Questão Energética e o Modelo de Desenvolvimento.
Fonte: A Gira Azul