Movimento Roessler

roessler@movimentoroessler.org.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

45 anos resumidos numa estampa

Há tantos anos eu crio as artes para muitas das nossas camisetas e isso me deixa honrada pela confiança que o grupo deposita em mim e também porque durante longos anos convivo com pessoas maravilhosas, dividindo e somando na amizade, cumplicidade, amorosidade, confiança, sintonia e trabalho pelas causas de grande valor à vida!!!

Neste ano trabalhei com o conceito: “A relação entre as árvores pode ser entendida pelo seu nome científico. Por exemplo, a pitangueira, gênero Eugenia, espécie uniflora. Ela ocorre em boa parte do país e pode ser reconhecida apenas pelo seu nome popular e sempre será uma pitangueira.

Ao reconhecermos um indivíduo, estamos reconhecendo todos da mesma espécie, que podem viver perto ou bem longe um do outro.

A ciência dá os nomes e as pessoas sentem orgulho em saber. Sendo assim, de certa forma, quando nos deparamos com um indivíduo e ficamos interessados em reconhecer, é uma conexão que se estabelece, remete às memórias, nos sentimos acompanhados.

Esse reconhecer equivale a um abraço.

Bate uma alegria, amorosidade e vem uma sensação de que a planta sente o mesmo e isso volta pra nós. Uma conexão natural, ancestral”.

Considerações do nosso amigo e companheiro de jornada, Julian Mauhs, biólogo, a partir da teoria de Lineu, sobre Taxonomia binomial, que se refere ao gênero e epíteto específico de toda e qualquer espécie.

A inspiração – A partir desse conceito e com a licença poética, sinto que as plantas se conectam entre si, mesmo com suas diferenças científicas, e mais, se tratando das que convivem num mesmo espaço, se reconhecem, podem ser amigas ou até ter incompatibilidades.

E assim como se conectam entre si, nós, ao nos interagirmos com uma, é como se estivéssemos abraçando todas!

Portanto, quando sentimos e transmitimos amor a um ser, seja planta, animal, pessoa, é como se estivéssemos abraçando e amando todas e todos. O que pra mim, são os momentos de sentir o amor universal.

A partir de tudo isso surgiu a inspiração pra esse trabalho, que tem folhas e vestígios de várias espécies, formando apenas uma árvore.

Uma forma harmoniosa de convívio e aceitação das diferenças.

E a menina no balanço somos nós….

Sobre a técnica – Colagem e desenho sobre papel. Vestígios da corticeira e da açaí juçara. Folhas de abacateiro, mangueira, jaqueira, amexeira, jabuticabeira, jambeiro, guabirobeira, pitangueira, caramboleira, espatódea, figueira e manacá da serra.

Menos a corticeira, todas as folhas e vestígios são do mesmo espaço, no caso, a nossa casa – minha e do Cláudio.

Silvana Santos

Ilustradora

 

Quem desejar adquirir a sua camiseta, ao valor de R$ 80,00, pode entrar em contato com a Silvana @silvanailustradora e fazer o pix para movimento.roessler@movimentoroessler.org.br

NOS ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Compartilhe
Pular para o conteúdo