Movimento Roessler

roessler@movimentoroessler.org.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sobre acolhimento e amor

Há controvérsias sobre acolher e tratar filhotes que caem dos ninhos, o que acontece muito na primavera.

Deixar a natureza agir, ou interferir?

Colocando-me no lugar deles, eu resgato. Pensa na cena: tu, um bebê chorando desprotegido e se ninguém te socorrer?…

Aprendi com a minha mãe e perdi a conta dos salvamentos que fizemos juntas; continuo com essa tarefa enriquecedora e nesse momento tem um sanhaçu azul cinzento dormindo dentro de casa, o Jambu.

Para quem não sabe, hoje está bem mais fácil essa incumbência. Além da clássica seringa bem fina (sem agulha, óbvio, rsrsrs), tem alimentos completos nas pecuárias, inclusive minhocas desidratadas e há os comedores de frutas. Uma questão de pesquisar a espécie resgatada e o tempo de iniciar cada tipo de alimento.

Inicia numa caixa com poleiros e se não tiver um local na casa, logo que começa a voar deverá ficar numa gaiola temporária, com água. Aliás, eles adoram banho! Borrifar uma vez por dia, assim que tiverem bem empenados. O Jambu “pede” e borrifo todo dia.

Continua tratando com seringa até aprender a comer sozinho e a soltura só deverá ocorrer quando souber voar e comer totalmente sem a seringa.

Nos primeiros dias após a soltura, o ideal é deixar a gaiola aberta, os alimentos e água disponíveis fora da mesma, até que aprenda a procurar por conta própria. Isso só os pais legítimos ensinam.

A dedicação te faz amar muito esses pequenos seres e o observar diariamente é surpreendente!! A inteligência inata e o instinto de sobrevivência chegam a ser comoventes quando acompanhamos tão de perto.

Como diz minha amiga Helena Oliveira, “é como se tivessem conversando com a gente e mais do que em tempos atrás, hoje, essa comunicação está mais afinada”. Ela diz ainda e concordo: “certamente nós estamos menos arrogantes”. Afinal, nós aprendemos com eles e não me sinto tão inteligente quanto, pois não sigo metade dos instintos naturais. Se agíssemos de acordo com as leis da natureza, certamente o mundo estaria em equilíbrio.

Silvana Santos

Ilustradora, companheira do Cláudio, mãe de bichos, cozinheira, participante do Movimento Roessler e buscadora de harmonia.

NOS ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAIS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Compartilhe
Pular para o conteúdo